Feira Internacional de Meio Ambiente será lançada em Porto Alegre
2005-09-08
Por Carlos Matsubara
A Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil), edição 2006, será lançada em Porto Alegre no próximo dia 13 de setembro, às 8h30min, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, no centro da cidade.
O evento, cujo foco é a apresentação de novas tecnologias, matérias-primas, serviços e equipamentos, acontece entre os dias 03 e 06 de maio. Esta será sua segunda edição, tendo novamente como palco a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
O presidente do evento, César Rubechini, informa que a feira, a 10 meses de sua data de realização, já tem contrato fechado com 30 empresas. A meta é chegar a 300 expositores confirmados até outubro, superando a primeira edição, que contou com 214 empresas e entidades. — A expectativa da diretoria é de que os negócios gerados na feira atinjam a cifra de R$ 10 milhões-, diz Rubechini.
Expositores confirmados
Um dos expositores já confirmados é a Bressan Indústria e Comércio de Embalagens. Há 28 anos no mercado, a empresa sediada em Canoas realiza serviços de recuperação de embalagens e higienização de latas e baldes contaminados com destino final. Trata-se de uma das únicas empresas da Região Sul do Brasil que desenvolve este tipo de serviço. — Participamos da primeira edição da feira e atingimos ótimos resultados-, destaca Diego Bressan, representante comercial da empresa. — Nossas expectativas para 2006 são as melhores possíveis-, entusiasma-se.
Outro expositor que irá lançar novidades na Fiema 2006 é a Multti Serviços Limpeza e Conservação, de Sapucaia do Sul. A empresa oferece serviço de destinação final de resíduos hospitalares e industriais, atuando fortemente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. —A Multti Serviços já participou da primeira edição do evento, obtendo bons resultados-, diz o diretor João Martins.
Além de fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios, produtos e tecnologias utilizados para fins ecológicos, a Fiema deve reunir instituições de pesquisa, fomento e desenvolvimento de projetos na área ambiental. Promovida pela Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan), a Fiema tem o objetivo de difundir o uso de tecnologias limpas e a adoção de processos na indústria que garantam o desenvolvimento sustentável.
Parceria com alemães
No mês passado os organizadores da feira firmaram parceria com a Câmara Brasil/Alemanha com o intuito de atrair visitantes e expositores daquele país. — Além disso, facilita também a presença de instituições de pesquisa e órgãos de governo internacionais que atuam na área ambiental-, destaca Rubechini.
Durante o encontro foi definido que a entidade buscará expositores alemães e representantes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha para o evento. O objetivo é promover um intercâmbio de idéias e tecnologias entre os dois países.