Japão libera 7,3 milhões de barris de petróleo para estabilizar mercado
2005-09-08
O Japão começou ontem (7/9) a liberar 7,3 milhões de barris de petróleo das reservas que mantém em 66 refinarias do setor privado, por um período de 30 dias. A ação é realizada em conjunto com a Agência Internacional de Energia (AIE) e tem o objetivo de estabilizar o mercado, abalado com a passagem do furacão Katrina em Nova Orleans, nos Estados Unidos, no último dia 29.
Mais de 200 mil barris de petróleo cru ou de produtos derivados do petróleo serão liberados no mercado doméstico, informou o ministro da Economia, do Comércio e da Indústria, Shoichi Nakagawa. As refinarias terão que decidir quais produtos ou quanto petróleo cru deve ser descartado, informaram fontes do governo.
Empresas privadas do setor de petróleo estão sendo requisitadas a reservarem o suficiente para atingir uma demanda de 70 dias, mas o Ministério da Economia, Comércio e Indústria vai baixar o prazo para 67 dias, argumentando que as reservas estão no mercado. A AIE havia anunciado, na última sexta-feira (2/9), que seus 26 membros vão liberar um total de 2 milhões de barris por dia de suas reservas estratégicas de petróleo, por um período inicial de 30 dias, face aos danos consideráveis causados pelo furacão que se abateu no Golfo do México, atingindo os Estados Unidos. (Japan Times, 7/9)