Santa Clara realiza estudo para retificar rota
2005-09-08
O Departamento do Meio Ambiente de Santa Clara do Sul faz um estudo do Arroio Saraquá com o objetivo de retificar a rota da água, que hoje é cheia de curvas, motivo de muitos alagamentos. A intenção é manter o leito original, mas fazer com que a água escoe mais facilmente.
Segundo o responsável pelo departamento e coordenador deste estudo, Marcelo Heissler, para a realização deste trabalho é necessária licença ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Em vista disso os trabalhos devem ser iniciados somente no ano que vem para organizar todas as exigências solicitadas. Até o momento já foram feitos levantamentos em dois pontos do Arroio Saraquá que precisam de retificação. Após a conclusão desta etapa será continuado o plantio de árvores na beira do arroio, além de vegetação e colocação de cercas para gado, tudo como medida de proteção.
O departamento tem desenvolvido este estudo paralelo ao trabalho de conscientização ambiental junto aos alunos e comunidade em geral, e realiza uma campanha para o plantio de árvores na beira do arroio. Dentro do perímetro urbano será plantado um total de 500 mudas de árvores nativas. Depois da conclusão das duas atividades será investido nos trabalhos de despoluição e remoção de canos de esgoto clandestino. (O Informativo, 06/09)