Lixo de Passo Fundo segue sem solução
2005-09-06
O lixo continua sendo um dos grandes problemas de Passo Fundo. Apesar de ter melhorado bastante nos últimos anos, ainda não possuímos uma coleta seletiva eficiente e reciclamos apenas 3% do material inorgânico recolhido. Além disso, a população ainda não está educada para a separação correta do lixo e a degradação do meio ambiente não parece tão visível à maioria da sociedade. Essa preocupação constante levou a Cebes (Comissão de Educação e Bem-Estar Social) a entregar um relatório ao Ministério Público e ao Ministério do Trabalho pedindo averiguação das condições de trabalho dos funcionários da Nova Era e as condições da usina de lixo.
Um dos membros da comissão, vereador Juliano Roso (PcdoB), explica que os vereadores membros da comissão estão preocupados com o destino final do lixo em Passo Fundo e a forma como ele vem sendo coletado. Um dos aspectos mais preocupantes, segundo Roso, é que a cidade não possui coleta seletiva. - Antes de tudo a população precisa ser educada para a coleta, aprendendo a separar o lixo e as escolas também devem ensinar isso. Roso ressalta que a comissão possui informações de que a Nova Era está trabalhando apenas com cinco caminhões e três funcionários por caminhão, o que está sobrecarregando os funcionários e diminuindo a qualidade da coleta. O vereador frisa que a Usina de Reciclagem de Lixo está em condições precárias, com poucos funcionários e com uma grande quantidade de lixo sem ser aterrada. De acordo com a comissão, existem poucos funcionários no local e uma grande quantidade de lixo espalhada.
Outro problema destacado por Roso é a lagoa de decantação. Conforme o vereador, a lagoa está com sua capacidade de armazenamento praticamente esgotada e a presença de um riacho próximo ao local gera mais preocupação. Segundo Roso, procedimentos não recomendáveis também estão ocorrendo com o lixo hospitalar. Esse lixo deveria ser incinerado ou prensado em uma autoclave e, ao que tudo indica, nenhum desses procedimentos estão sendo realizados. Além da entrega do relatório aos ministérios, a comissão está convocando as empresas Nova Era e Salomão (que realiza a coleta do lixo hospitalar) para participarem das reuniões da Cebes. (O Nacional, 02/09)