Ceasa de Pernambuco passa a monitorar uso de defensivos agrícolas em hortifruti
2005-09-06
O uso indiscriminado de defensivos agrícolas em frutas, verduras e hortaliças produzidas em Pernambuco passa a ser inspecionado, a partir de ontem (5/9), em um posto de monitoramento de resíduos de agrotóxicos instalado pelo governo do estado na Central de Abastecimento Alimentar (Ceasa).
Segundo o secretário estadual de produção rural, Ricardo Rodrigues, a idéia é garantir a segurança alimentar da população, além de preservar a saúde dos trabalhadores rurais e o meio ambiente. Ele disse que o serviço, resultado de parceria entre a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e a Ceasa, vai funcionar das 8 às 18 horas, com equipes de engenheiros agrônomos e veterinários.
Rodrigues informou que, caso os exames de laboratório identifiquem nos produtos concentração de substâncias químicas tóxicas além do permitido pela legislação, o agricultor será advertido. —Ele terá a produção retida e, se insistir na prática irregular, poderá ser punido com multa que pode variar até R$ 20 mil, dependendo do grau de toxicidade-, observou.
Passam pela Ceasa atualmente 60% dos produtos hortifrutícolas, consumidos na região metropolitana do Recife e 50% dos que abastecem o estado. (Agência Brasil, 5/9)