Capacidade dos reservatórios cai mais um ponto na Espanha
2005-09-06
As reservas hidráulicas da Espanha voltaram a perder nesta semana um ponto a mais em relação à sua capacidade e já se encontra a 41,4% do total. Atualmente, existem 22.037 hectômetros cúbicos de água em reservatório, o que representa uma diminuição de 620 hectômetros cúbicos com relação aos níveis da semana passada.
Segundo os dados do Ministério do Mieio Ambiente, nesta semana as bacias internas do País do Basco se mantêm nos mesmos níves da semana anterior, enquanto que a bacia do Ebro teve queda de 155 hectômetros cúbicos em sua capacidade.
A situação mais grave está no sul da península. A bacia do Segura está a 12,4% de sua capacidade, enquanto que a do Jucar está com 19,4%. Abaixo da metade de sua capacidade estão também as bacias do Sul (31,8%), Galícia Costa (49,4%), Duero (39,7%), e Tejo (34,5%), além de Guadiana II (48,9%), Ebro (42,7%) e as bacias internas da Cataluña (27%).
Ao longo desta semana, as precipitações têm sido escassas em todo o território nacional. A máxima ocorreu em Calamocha (Teruel), onde foram registrados 27 litros por metro quadrado. A Espanha sofre em 2005 o ano meteorológico mais seco da sua história, e os prognósticos indicam que não haverá chuva suficiente nos próximos meses para encher os reservatórios, segundoinformou na semana passada o Instituto Nacional de Meteorologia. (El Mundo, 6/9)