Integração energética com países vizinhos é tema de evento em Porto Alegre
2005-09-06
A integração energética na América do Sul estará em pauta de 14 a 16 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, no 2º Eletrisul – Energia sem Fronteiras. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, Senai-RS (sistema Fiergs) e PUCRS. Além do Brasil, participarão autoridades e especialistas dos setores energéticos da Argentina, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Chile. As discussões vão envolver o panorama do setor energético em cada um dos países, especialmente em relação ao intercâmbio de ações e projetos.
O programa do 2º Eletrisul contempla, além da integração energética, painéis sobre gás natural, energia eólica, usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), licenciamento ambiental, carvão mineral, energia fotovoltaica e créditos de carbono. Entre as presenças confirmadas das maiores empresas energéticas dos países vizinhos, destaque para o presidente da UTE do Uruguai, Bano Ruchansky, o presidente da Caveinel, Guillermo Escovar, o vice-presidente da TDE da Bolívia, Fábio Sarmiento Almeida, e para a secretária-executiva do Comitê Argentino da CIER, Éster Fandiño. Todos trarão a visão de seus países sobre integração energética.
O diretor do Operador Nacional do Sistema (ONS), Mário Santos, falará pelo lado brasileiro. A japonesa Mari Yochitaka tratará das oportunidades advindas da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto e da conseqüente criação dos créditos de carbono. (Com informações da Secretaria de Minas e Energia)