França lança debate nacional sobregestão de resíduos nucleares
2005-09-06
A França lançou um debate público inédito, em escala nacional, sobre a gestão de resíduos nucleares, tendo em conta a preparação do projeto de lei de 2006. O processo de consulta popular vai durar quatro meses. O debate deverá ser organizado por um grupo criado para este propósito na Comissão Nacional de Debate Público (CNDP), criada pelo governo em 2002, e terá início no próximo dia 12.
–Este debate (...) distingue-se pela sua dupla dimensão territorial e nacional e por anteceder a elaboração de um projecto-lei e a discussão parlamentar marcada para 2006–, salienta a CNDP, autoridade administrativa independente. Um dos objetivos é permitir a cada cidadão informar-se e expressar as suas opiniões e preocupações sobre a questão dos resíduos radioativos e sua gestão. Esta meta será conseguida através da organização de reuniões públicas e pela difusão de suportes de informação.
Com este debate, o governo francês pretende ainda refletir sobre os processos de tomada de decisão a serem realizos nos próximos dez a 15 anos.
Entre 12 de setembro e 13 de janeiro de 2006 serão realizadas 15 reuniões públicas onde participarão representes dos poderes públicos, peritos, representantes de organismos de investigação, industriais e associações civis. –Estes vão trocar com a população impressões sobre questões técnicas, democráticas, econômicas e sociais, implicadas no tema–, afirma a CNPD.
Paralelamente será montada uma exposição, de 20 de setembro a 11 de dezembro de 2005, na Cidade das Ciências e da Indústria em Villette, Paris. O encerramento do debate realiza-se em 13 de janeiro, com uma reunião em Lyon. Os resultados serão divulgados até 31 de janeiro de 2006. Neste verão, o Parlamento aprovou a construção de um novo reactor nuclear. O movimento Sair do Nuclear promete uma manifestação nacional para 24 de setembro. (EFE, 2/9)