Lula destaca desenvolvimento do Nordeste com produção de álcool e biodiesel
2005-09-05
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou no sábado (3/9) a importância do programa de produção de biodiesel para o desenvolvimento da região Nordeste.
— O Brasil tem condições, mais do que qualquer outro país do mundo, de através da produção do álcool e do biodiesel dar ao Nordeste brasileiro uma dimensão de desenvolvimento por meio da agricultura familiar que jamais essa região conheceu.
A declaração foi feita em Angicos (RN), durante a cerimônia de formatura de 3 mil alunos do programa Brasil Alfabetizado.
Lula disse que nos próximos 15 dias anunciará o início das obras de construção da rodovia Transnordestina. Segundo ele, a rodovia dará ao Nordeste oportunidades iguais às das demais regiões.
— O Centro-Sul do país já teve momentos extraordinários, em que parte das riquezas foi transferida para lá e a região se desenvolveu. Agora, todos nós precisamos saber que o Brasil desenvolvido que nós queremos precisa ceder um pouco, para que aqueles que não tiveram ainda possam ter oportunidades - afirmou.
Lula informou também que realizará as obras de integração da bacia do Rio São Francisco. De acordo com ele, com apenas 1% da água dos rios 12 milhões de famílias terão acesso à água.
— Essa obra é apenas para nós darmos aos mais humildes desse país o direito de levantar pela manhã e ter um copo de água tratada para beber - disse.
Ao falar sobre o pedido da população e do governo local para a construção de uma refinaria no Rio Grande do Norte, Lula lembrou que essa reivindicação já foi feita por outros nove estados e disse que a instalação de uma refinaria tem que ter um interesse estratégico para o Nordeste brasileiro.
(Radiobras, 03/09)