Petrobras e Banco do Brasil assinam protocolo para desenvolvimento Biodiesel
2005-09-05
O Diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Luís Sauer e o Vice-Presidente de Atacado e Negócios Internacionais do Banco do Brasil, José Maria Rabelo, assinaram na sexta-feira (2/9) o protocolo de intenções para participar do desenvolvimento do Programa Brasileiro de Biodiesel.
Na parceria, caberá à Petrobras atuar no desenvolvimento tecnológico da cadeia de produção do biodiesel, enquanto o Banco do Brasil estimulará e financiará a produção agrícola de oleaginosas e projetos de investimentos industriais de biodiesel.
As estatais pretendem estudar a estruturação e implantação de usinas de produção de biodiesel em empreendimentos que possuam composição acionária dividida entre a Petrobras e outros investidores, tais como produtores rurais, empresários ou outros participantes da cadeia produtiva.
Há também a possibilidade de um patrocínio conjunto para um Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e de parcerias para o financiamento à agricultura familiar ou empresarial - ambas voltadas ao fornecimento de matéria-prima às plantas industriais da Petrobras e à comercialização e logística do biodiesel.
Pelo acordo, as duas empresas se dispõem a compartilhar informações a fim de melhor estruturar projetos que contribuam para o desenvolvimento da produção brasileira de biodiesel. A troca de dados ocorrerá nas áreas de matéria-prima, tecnologias de cultivo e de produção do biodiesel; mapeamento de produtores agrícolas, fornecedores de insumos e produtores de biodiesel e sobre os mecanismos de financiamento. (Com informações da Petrobras)