Vermont aproveita água usada para descarga de toaletes
2005-09-05
Em Vermont, Estados Unidos, orquídeas e outros tipos de flores estão sendo criados em estufas com uso de água residual de toaletes. Dois técnicos, Jeff Gaudet, e Kris Hayward, instalaram um sistema de refluxo que serve de purificação desses efluentes para que eles possam ser reutilizados.
Assim, o Estado de Vermont utiliza um sistema que aproveita águas residuais de banheiros para reconstruir também paradouros na rodovia Interestadual 89, 10 milhas ao norte da Junção do Rio Branco. Segundo oficiais do Estado, o sistema, chamado máquina viva, não apenas avança no sentido da construção assim chamada verde mas também permite o embelezamento de uma área de descanso no memorial dos veteranos do Vietnã, construído em 1982.
A tecnologia é utilizada em negócios, escolas e em algumas construções do governo para purificar a água de toalete, bem como efluentes industriais contaminados. Quem é familiar a esta tecnologia diz que é a primeira vez que o Estado constrói uma área de descanso permanente cujos toaletes usam água que correm exclusivamente por uma espécie de máquina viva. Há poucos anos, Vermont instalou um sistema temporário em outra área de descanso, o qual não funcionou. Na máquina viva, os conteúdos de descarga de toalete são bombeados para um sistema de filtração que retira o seu odor e então para seis cilindros de concreto contendo vegetação. As diversas plantas são nativas do Sul da Ásia, consistindo em uma boa escolha, tanto por causa da alusão ao memorial do Vietnã quanto porque esses tipos de plantas são os que melhor absorvem os microorganismos da água.
No centro d memorial existe uma estrutura de seis mil pés quadrados , um monumento de vidro, com os nomes de todos os 7.230 cidadãos de Vermont que serviram no Vietnã. (NY Times, 4/9)