Líquido do estômago de vacas produz eletricidade de uma pilha média
2005-09-05
Os micróbios presentes no fluido dos pré-estômagos das vacas, no rumen, são capazes de produzir energia, a mesma de que se necessita para recarregar uma pilha tamanho AA, de uso comum em aparatos eletrônicos como os cassetes.
Embora o fluido de rumen, por si mesmo, não possa ser utilizado como fonte de energia, alguns dos microorganismos que se encontram nele e também no esterco poderiam resultar em uma boa forma de gerar eletricidade, segundo um estudo difundido pela Sociedade de Química.
Utilizar esterco de vaca como fonte de energia não é uma idéia nova, já que os granjeiros utilizam há tempos os restos de metano que libera o gado para alimentar suas máquinas e luzes, mas esta forma de emprego é cara e requer combustão prévia. Conforme os autores do trabalho, a eletricicade criada a partir de microorganismos do fluido do conteúdo do rumen da vaca rompe a celulose – um complexo de carboidrato que é o principal componente dos alimentos que come o animal – e esta eclosão libera elétrons.
Para seu trabalho, os pesquisadores submeteram uma vaca a um regime normal de alimentação e extraíram seu fluido herbário através de uma cânula. Depois, criaram um sistema de câmaras esterilizadas de cristal, no qual conseguiram gerar eletricidade. (El Mundo, 4/9)