Técnicos confirmam viabilidade de hidrelétrica em Sinimbu
2005-09-05
Dois engenheiros indicados pela Secretaria de Estado de Minas, Energia e Comunicação estiveram em Sinimbu, quarta-feira, para avaliar de forma inicial as potencialidades hídricas com a finalidade de geração de energia elétrica. Reunidos com o prefeito Mário Rabuske, com o secretário de Finanças e Planejamento, Heitor Petry, que coordena as ações e encaminhamentos voltados ao assunto, e com o secretário de Administração, Edenor Struecker, os técnicos ouviram as intenções do município e relataram os passos a serem seguidos.
Rabuske, Petry e os engenheiros visitaram pontos do Rio Pardo e tiveram a confirmação preliminar de que as potencialidades são até maiores que as imaginadas inicialmente. Petry, muito entusiasmado, disse que se trata de um projeto de médio prazo e que há vários passos a serem seguidos e obstáculos a vencer, principalmente em questões ambientais. - Desde que apresentei a idéia ao prefeito e à equipe de governo, tive convicção da sua viabilidade. Hoje, com o prefeito Mário, estamos mais convictos ainda e vamos trabalhar com toda a intensidade -, destacou Petry. O secretário ainda relatou que os próprios engenheiros, com experiência no assunto, ficaram impressionados com o potencial hídrico e com as características de relevo do rio, sendo que os possíveis projetos deverão envolver municípios vizinhos, entre eles Lagoão, que por meio de seu prefeito, também já foi contatado informalmente.
Petry salienta que barragens poderão gerar energia, mas também influenciar na contenção de águas em períodos de fortes chuvas e uma regularização maior do curso da água, o que poderá favorecer o abastecimento de cidades e também a irrigação, principalmente em lavouras de arroz, além de redução dos impactos de enchentes. A avaliação da possibilidade de implantação de uma hidrelétrica no Rio Pardinho deverá ser feita em outra ocasião. (Gazeta do Sul, 02/09)