Ibama fecha mais um criadouro de animais silvestres irregular em São Paulo
2005-09-02
O Ibama fechou na quarta-feira (31/08) um dos maiores criadouros de animais silvestres do estado de São Paulo, o Vale dos Colibris, no município de Juquiá, no Vale do Ribeira, a 170 km da capital. O criador – Luiz Gattaz Maluf - cometeu uma série de irregularidades nos últimos anos, já havia sido multado por 4 vezes, e agora terá seu registro cancelado, não podendo mais desenvolver atividades de criação de animais silvestres.
Entre as diversas infrações cometidas pelo proprietário estavam a comercialização de animais sem origem comprovada, a comercialização de espécies para as quais não tinha autorização e o fornecimento de relatórios incompatíveis com o plantel. As instalações também estavam em más condições, colocando em risco a saúde de animais dos tratadores. Em muitos recintos, e até em alguns ninhos, foram encontrados camundongos.
A maior parte dos animais retirados - cerca de 250 – era constituída de psitacídeos (papagaios e araras). Eles foram destinados para zoológicos e criadouros regularizados. O mesmo procedimento foi adotado para os dez jabotis que estavam na propriedade. Esse foi o segundo grande criadouro fechado pelo Ibama em SP neste semestre. Em julho, a Casa da Tartaruga, de Richard Rassmussen, também teve de encerrar suas atividades. Cerca de 180 animais foram retirados e seu proprietário perdeu a licença para criar animais silvestres. (Ibama, 01/09)