Conselho da Reserva da Biosfera busca sustentabilidade de produtos da Mata Atlântica
2005-09-02
O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica está fazendo um inventário dos produtos florestais da Mata Atlântica. A pesquisa dos produtos leva em consideração a geração de emprego, renda e tributação no que ainda resta do bioma. O potencial de uso, os produtos madeireiros e não madeireiros, enfim uma série de critérios está sendo avaliada. O levantamento foi viabilizado graças a uma parceria do Conselho com a Embrapa, a SOS Mata Atlântica e o Funbio.
O Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino informa que a pesquisa está avaliando a cadeia produtiva de 12 espécies, em diferentes regiões do bioma: caju, piaçava, bromélias, plantas medicinais (phafia, carqueja e espinheira santa), o xaxim, a araucária, a erva mate, orquídeas e o palmito. Lamentavelmente, Lino acrescenta que a produção de carvão ainda supera todos esses itens.
Dos produtos citados, o primeiro nativo certificado foi a erva-mate Putinguense de Ilópolis, RS. Lino disse que até o grupo Pão de Açúcar procurou o CNRBA para receber a indicação de produtores. No entanto, o volume solicitado pela empresa é incompatível com a capacidade de produção.