Confirmada instalação de parque eólico em Rio Grande
2005-09-02
O projeto de instalação de um parque eólico na Vila da Quinta, em Rio Grande, está confirmado. O diretor da empresa Elebras, Roberto Jardim, anunciou que nos próximos dias deverá ser encaminhado o pedido de licenciamento prévio para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Uma torre foi montada em área para a medição da direção e velocidade dos ventos na região. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já autorizou a implantação do parque, distante entre sete e dez quilômetros da lagoa dos Patos. As torres desse sistema, que podem variar em número de 30 a 35, têm entre 80 e 100 metros de altura. Jardim espera começar as obras até junho do próximo ano. - Dez meses depois, tudo deve estar pronto -, afirmou. Sobre a possível interferência na rota das aves migratórias, o executivo revelou que o impacto deve ser mínimo. - Temos a preocupação de causar pouco ou nenhuma influência no meio ambiente. O projeto prevê a produção em torno de 238 megawatts. A parceria com as universidades locais tem sido constante na empresa. Jardim explicou que o apoio das instituições é importante.
De acordo com o diretor, a Eletrobrás já se comprometeu em comprar a energia que será produzida. No projeto, as propriedades arrendadas continuam a atividade agropecuária, estimando-se que quando o projeto estiver em plena produção seja agregada à propriedade rural um rendimento de aproximadamente R$ 600 mil reais anuais -, afirma. O município também será beneficiado com o retorno do ICMS, calculado sobre a produção de energia. A companhia possui um projeto semelhante em Tramandaí, no litoral norte do estado. (Agora, Diário Popular, 01/09)