Gravação de reality show viola ordenamento de parque em Portugal
2005-09-02
O Movimento Cívico em Defesa do Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC), de Portugal, revelou, na última segunda-feira (29/8), que detectou movimentos de terras que violam o plano de ordenamento do parque, na Tapada do Mouco, onde vai ser filmado um reality show da TVI denominado 1ª Companhia. –Vão ser realizadosmovimentos de terras dentro da Tapada [do Mouco] que não podem existir à luz do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Sintra-Cascais, disse à agência Lusa Carlos Moura, do movimento, depois de ter visitado o local onde vão ocorrer as filmagens.
A realização do reality show 1ª Companhia, produzido pela Endemol para ser exibido pela TVI, foi aprovada no dia 18 de agosto, por unanimidade, pela empresa Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), que garantiu que o programa será benéfico para o local. O movimento cívico - que integra as associações ambientalistas Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Olho Vivo e Grupo Ecológico de Cascais - apresentou uma queixa à Comissão Nacional da Unesco contra a realização do programa numa área classificada como Patrimônio da Humanidade por aquela organização das Nações Unidas.
Depois de ter visitado o local, Carlos Moura disse que o movimento mantém as suas reservas e preocupações, especialmente quanto a movimentações de terras e cortes de vegetação. –Vamos continuar atentos à situação e a tentar que esta seja totalmente clarificada, afirmou Carlos Moura.
Quando o programa foi autorizado, o director do PNSC e também administrador da PSML, Carlos Albuquerque, afirmou que a Endemol se comprometeu a deixar o local em melhores condições do que aquele em que se encontra actualmente, infestado de acácias, e que foram negociadas contrapartidas financeiras. O administrador da PSML Antônio Abreu afirmou ainda que o trabalho [da produtora de televisão] será diariamente fiscalizado.
O reality show 1ª Companhia vai colocar figuras públicas num ambiente de recruta militar. O programa tem data de estréia marcada para dia 18 de setembro, na TVI, e o final agendado para 6 de novembro, estando prevista a possibilidade de se realizar uma segunda série que se prolongaria até ao final do ano. (Ecosfera, 29/8)