Fogo consome área imensa da Amazônia
2005-09-01
Uma área da Floresta Amazônica equivalente a pelo menos 600 campos de futebol já foi consumida pelo fogo em três focos de incêndio combatidos pelo Corpo de Bombeiros em áreas próximas à Serra dos Carajás, no sudeste do Pará. Dois focos, um deles, próximo a uma área de exploração mineral da Companhia Vale do Rio Doce, já foram controlados. Mas cerca de 200 hectares de mata ainda estão em chamas num local conhecido como Serra Sul.
A região é de difícil acesso e só com o uso de helicópteros é possível chegar ao ponto principal das queimadas. Cerca de 30 homens foram deslocados pelo Corpo de Bombeiros para o local.
Fogo em área de exploração mineral é controlado
Um dos primeiros focos de incêndio combatidos foi na área conhecida como N3, que é uma zona de exploração mineral da Vale. O fogo foi rapidamente controlado. Depois o incêndio se alastrou para Serra Leste, a antiga Serra Pelada, também já controlado.
— Esse novo ponto é complicado porque é quase impossível ter acesso a ele de caminhão — disse o capitão Murilo, responsável pelas comando das ações de combate ao fogo no local.
Segundo ele, as queimadas feitas em fazendas próximas às florestas aliadas ao período seco na Região Norte nessa época, são os dois principais fatores que ocasionaram as queimadas. (O Globo, 31/08)