MMA e governo do Maranhão fecham acordo contra desertificação
2005-09-01
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, assinaram um acordo para a elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Combate à Desertificação. A parceria foi selada esta semana, na 10ª Reunião dos Países da América Latina e Caribe da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês), em São Luís (MA).
O acordo prevê a implantação de um programa de prevenção e mitigação dos efeitos da desertificação para o estado, já inserido no Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil, por apresentar áreas suscetíveis ao fenômeno. Conforme a ministra, estudos apontam que o Maranhão é uma área de transição, mas vários municípios já apresentam sinais de desertificação. —Independentemente das avaliações, o estado já deve ser compreendido como área de prevenção e de cuidado, a exemplo do que acontece em estados brasileiros de outras regiões, disse Marina Silva.
Marina Silva ressaltou a importância dos governos estaduais no combate e, principalmente, na prevenção e conscientização em relação a programas ambientais contra a desertificação. — Esforços e iniciativas como a do Maranhão, em promover esta reunião (da UNCCD) são sempre positivos, porque daqui sairão propostas para a Convenção que acontecerá em setembro, no Quênia-, afirmou. (MMA, 31/8)