Cientistas decifram o DNA do chimpanzé
2005-09-01
Cientistas decifraram o DNA do chimpanzé, o mais próximo parente da espécie humana. Eles fizeram amplas comparações com os registros genéticos humanos. Trata-se de um passo adiante na descoberta de uma resposta biológica rumo a uma questão chave: O que nos torna humanos?
Ainda não há respostas firmes sobre como os humanos desenvolveram habilidades como caminhar eretos e utilizarem linguagem complexa. Mass o trabalho produziu uma longa lista de diferenças de DNA entre chimpanzés e humanos.—Temos que catalogar, agora temos apenas que registrar, disse o Dr. Robert Waterston, da Escola de Medicina de Seattle da Universidade de Washington. Ele é autor de diversos artigos semelhantes ao que nesta quinta-feira (1º/9) está sendo publicado na Science.
No artigo, Waterston apresenta uma versão preliminar de ua nova seqüência de DNA decifrada, na uqal um grupo internacional de pesquisadores identificou virtualmente perto de 3 bilhões de blocos de DNA de chimpanzés. –É um grande achado, afirmou o Dr. Francis Collins, diretor do Instituto de Pesquisa do Genoma Humano, que dá apoio ao projeto. –Agora temos um livro de instruções sobre nossos parentes mais próximosm acrescentou.
Humanos e chimpanzés desenvolveram-se separadamente desde o surgimento de um ancestral comum há cerca de 6 milhões de anos, e seu DNA permanece altamente similar, entre 96% e 99%, dependendo de como a comparação é feita. (ABCNews, 31/8)