ONG portuguesa ganha prêmio internacional de tecnologia ambiental
2005-09-01
A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) ganhou um prêmio internacional de tecnologia ambiental com o programa Castro Verde Sustentável, que visa a preservar o ecossistema típico daquela região numa zona de proteção especial com 1,7 mil hectares. O Global 100 Eco-Tech Awards visa a premiar cem tecnologias que contribuem significativamente para a resolução de problemas ambientais globais e para a criação de um futuro sustentável e foi criado no âmbito da Exposição Universal de 2005, que ocorre até dia 25 de setembro, em Aichi, no Japão.
O Programa Castro Verde Sustentável desenvolve-se há 13 anos em cinco herdades que a Liga possui na Zona de Proteção Especial para as Aves (ZPE) de Castro Verde, com um total de cerca de 1,7 mil hectares. A iniciativa tem por objetivo promover a conservação do ecossistema pseudo-estepário da ZPE de Castro Verde, integrando as vertentes da gestão agrícola e do patrimônio, da educação ambiental, do ecoturismo, da investigação científica e da conservação da natureza.
A entrega dos prêmios ocorre nesta quinta-feira (1º/9), em Nagoya, Japão. A LPN será representada pelo seu presidente, Eugénio Sequeira, e pela coordenadora do Programa Castro Verde Sustentável, Rita Alcazar. (Ecosfera, 31/8)