Buenos Aires tem 460 mil árvores, mas só 55% em boas condições
2005-08-31
Depois de oito anos de reclamações, Rodolfo Pereira, morador de Belgrano, bairro da capital argentina, conseguiu que a prefeitura cortasse as raízes e os galhos de uma árvore perto da porta de sua casa. O caso, que levou muito tempo para ser resolvido, motivou outras pessoas a contarem suas histórias. O governo portenho recebeu mais de 18,5 mil reclamações por causa de árvores neste ano, sendo 4,4 mil por causa de raízes. O restante foram pedidos de poda, corte de galhos e remoção de árvores.
A Secretaria de Produçção, Turismo e Desenvolvimento Sustentável colocou em ação, no final de janeiro, um programa de mitigação do risco do arvoredo público para as reclamações mais urgentes. Conforme os números do plano, até o mês passado foram requeridas 5,2 mil podas e cortes de galhos; 3,7 mil remoções e 1,5 mil cortes de raízes. Muito pedidos vêm de 1999.
Segundo um levantamento oficial, a cidade de Buenos Aires tem 460 mil árvores, mas somente 55% estão em boas condições, 31% em condições regulares e 11% em mau estado. (Clarín, 30/8)