Embrapa apresenta suas novidades durante Expointer
2005-08-31
A Embrapa Clima Temperado apresenta durante a Expointer, em Esteio, suas novidades em pesquisa na área de xisto agrícola, mamona para biodiesel e conservação de germoplasma para agricultura familiar, além de lançar sua mais nova cultivar de arroz irrigado, o Querência. As novas tecnologias, juntamente com degustações de produtos pesquisados pela unidade de Pelotas, estão à disposição dos visitantes no estande do Mapa.
A Embrapa apresenta vitrine tecnológica, com a rocha de xisto - com idade estimada em mais de 250 milhões de anos - e seus subprodutos. O projeto xisto agrícola, que começou em 2004, prevê a caracterização química dos subprodutos do processamento do xisto, formulação de novos insumos e avaliação da segurança ambiental e alimentar do uso desses insumos na agricultura, em diferentes sistemas de produção e regiões. O projeto também monitora indicadores sociais, econômicos e ambientais, como o potencial de seqüestro e/ou emissões de gases de efeito estufa.
O alto potencial da mamona para biodiesel integra os estudos do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, lançado em janeiro deste ano. Desde então, a Embrapa Clima Temperado associou-se ao esforço para desenvolver tecnologias agrícolas visando solucionar problemas na produção de matérias-primas para a produção de biodiesel. Na Expointer, são apresentadas plantas e sementes de mamona e seu processo de conversão para o biodiesel. (Diário Popular, 30/08)