Presença da Baleia Franca pode ser recorde em 2005
2005-08-30
O vôo mensal do Projeto Baleia Franca entusiasmou os pesquisadores. Na última segunda-feira (22), no trecho de litoral sobrevoado entre Florianópolis a Cidreira (RS), foram avistadas 61 baleias, das quais 23 fêmeas com filhotes. Um dos melhores resultados para o mês de agosto, de acordo com Karina Groch, bióloga-chefe do Projeto.
— Avistamos filhotes de diversos tamanhos, evidenciando nascimentos ao longo dos últimos dois meses, e já se observam muitos comportamentos de brincadeira com as mães, como saltos, rolagem de barriga para cima, batidas de cauda e nadadeira, todos fáceis de se observar da praia, já que a maioria dos animais avistados estava a menos de 100 metros da costa- , diz Karina.
Segundo os dados do Projeto Baleia Franca, o número de registros até agora já alcançou o recorde, que foi em agosto de 2002. - Como muitas delas retornam de três em três anos, este pode ser o ano de maior ocorrência das francas no Brasil desde que elas foram redescobertas aqui, em 1982 - , festeja José Truda Palazzo Jr, presidente do Projeto Baleia Franca. - Como a temporada de baleias vai até novembro, tendo setembro como o pico histórico da presença em SC, já estamos seguros de uma excelente temporada, tanto para o trabalho de pesquisa quanto para o turismo de observação. (Eco Agência, 28/08)