Ursos do monte Pirineu estão próximos da extinção
2005-08-30
Produtores rurais que vivem perto dos montes Pirineus, na França, estão preocupados com a extinção da população de ursos que vive na região. Enquanto alguns deles integram associações que buscam a conservação desses animais, na região que separa a França da Espanha, outros lutam para que as pastagens locais sejam habitadas por carneiros.
Do lado conservacionista, uma delegação francesa dirigiu-se à Eslovênia para buscar cinco fêmeas que serão liberadas nos Pirineus, perto das montanhas acima de Arbas, na próxima primavera. Algumas famílias que vivem na região querem continuar cirando ovelhas, como é o caso de Jean Pierre Mirouz, de 39 anos, representante da quarta geração de produtores rurais que, em junhgo, perdeu 180 ovelhas após ataques ao seu rebanho perpetrados por ursos. –Se houver mais ursos, será uma catástrofe, afirmou.
O número de ursos marrons nos Pirineus vem declinando desde a metade dos anos 90. Foram feitas tentativas de restaurar a população da espécie. Em 1996, dois ursos eslovenos, as fêmeas Melba e Ziva, foram transportados para a França e liberadas nos Pirineus para fomentar a reprodução da espécie. Mas este programa sofreu um revés em setembro de 1997, quando um caçador adolescente atirou e matou Melba. (NY Times, 29/8)