Vento de furacão arranca telhado de estádio
2005-08-30
Folhas de metal foram arrancadas do teto do estádio Superdome, em Nova Orleans, criando dois grandes e visíveis buracos. Apesar disso, as pessoas são mantidas na gigantesca arena, que tem capacidade para 75 mil pessoas. Segundo Kathleen Blanco, do governo local, não há situação de perigo no Superdome, pelo menos até o momento.
Danos do furacão poderão custar US$ 25 bilhões a seguradoras dos Estados Unidos, segundo informações de empresas do setor. A velocidade dos ventos em Nova Orleans deixou Vieux Carré --um dos bairros mais antigos e pitorescos de Nova Orleans no chamado quarteirão francês-- às escuras, depois que fios de alta tensão, que alimentam a parte sul de Nova Orleans, foram arrancados.
Até o momento, a chegada do Katrina á região causou a morte de três pessoas, todos idosos que viviam em um asilo em Nova Orleans. Eles morreram neste domingo durante o trabalho de remoção de pessoas para áreas seguras. O Katrina ganhou força neste domingo e levou pânico ao sul do país. O preço do barril de petróleo disparou nesta segunda-feira (29/8), passando dos US$ 70 pela primeira vez, por causa da chegada do furacão Katrina à região do golfo do México. Essa região é crucial para a infra-estrutura de produção de energia nos Estados Unidos. Lá também ficam plataformas de produção de petróleo, terminais de importação, redes de oleodutos e diversas refinarias.
O furacão chegou à categoria 5 na escala Saffir-Simpson --a mais severa de todas--, mas recuou para 4, depois três e agora está na categoria 2. O último furacão de categoria 5 a atingir os EUA foi o Andrew, em 1992, que devastou a Flórida e matou 26 pessoas. (FSP/UOL, 29/8)