Empresas investem na gestão da água
2005-08-29
O comprometimento das empresas com aspectos como governança e responsabilidade ambiental tem contribuído para o crescimento dos investimentos da iniciativa privada em projetos de gestão de recursos hídricos como reutilização da água e controle dos efluentes. Além dos benefícios financeiros com redução de gastos com água e esgoto, projetos deste tipo atraem a atenção de investidores e consumidores que focam seus investimentos e aquisições em produtos de acordo com práticas ambientalmente corretas.
Segundo o coordenador de graduação em engenharia ambiental do Senac, Alcir Vilela Jr., não há no país um levantamentos sobre o volume de recursos empregados até agora na gestão da água. — Mas o fato é que alguns setores como o automobilístico, papel e celulose e farmacêuticos já realizaram grandes avanços na gestão ambiental e hoje têm funcionado como introdutores do mercado, pois passaram a incorporar aspectos como o relacionamento com parceiros e cliente-, ressaltou.
Outro docente de gestão ambiental do Senac, Renato Tagnin, também criticou a falta de discussões abrangentes sobre a questão da água. — A discussão deveria ser muito mais ampla, além do intramuros de uma empresa-. Ele lembrou das disputas que têm acontecido em áreas onde existe o abaixamento do aqüífero Guarani, mas questionou a falta de engajamento da sociedade civil em outras regiões do país. Os docentes coordenam a Conferência Internacional de Governança e Sustentabilidade Ambiental 2005, que ocorre entre hoje e quarta-feira, em São Paulo (GM, 29/8)