Pesca no Japão pode cair por causa do aquecimento global
2005-08-29
O Japão pode esperar declínio na pesca da ordem de até 70% no próximo século devido ao aquecimento global, informaram pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa em Engenharia de Pesca, no último sábado (27/8). De acordo com eles, o aumento das temperaturas do mar causado pelo aquecimento global poderia reduzir levemente as populações de peixes nas áreas costeiras do Japão.
A previsão do instituto está baseada na hipótese de que as temperaturas da água do mar vão aumentar de 1,4 a 2,9 graus até 2100. Foram estudadas 34 variedades de peixes e possíveis mudanças na pesca nos portos. Este é o primeiro estudo detalhado no mundo que prevê impactos do aquecimento global sobre variedades de peixes e regiões, segundo disseram os pesquisadores.
Portos em Nagasaki e Kagoshima, localizados em cidades perto da área leste do Mar da China devem sofrer declínio de 30% a 70% na pesca das espécies de peixe denominadas jack mackerel, chub mackerel, red sea bream e outras variedades, conforme o estudo. Contudo, a coleta de ostras poderá aumentar em Hokkaido.
Nas águas próximas de Shikoku, bem como de Kyushu, peixes subtropicais como snappers e grouper estarão disponíveis para pesca, embora variedades agora comuns a essas águas provavelmente se reduzirão na orla, afirma o estudo. –De agora em diante, se tornará necessário monitorar mudanças na pesca de cada variedade de peixe e modificar os planos conforme e situação, disse Hisami Kuwahara, líder do grupo de análise do instituto ambiental. O instituto sob a Agência de Pesquisa de Pesca, uma instituição administrativa independente, localiza-se em Kamisu, na cidade de Ibaraki.
Em outros estudos sobre modelos existentes, pesquisadores da Universidade de East Anglia, da Inglaterra, relataram que a pesca no Mar do Norte deslocou-se ainda mais para o norte devido ao aumento da temperatura do mar nos últimos 25 anos. Pesquisadores da Nova Zelândia também apontaram um vínculo entre aumento na temperatura do mar no país e o declínio da pesca de certas variedades de peixes. (Fonte: The Japan Times, 28/8)