Daimler e GM finalizam acordo para fabricar veículo híbrido
2005-08-29
As companhias DaimlerChrysler e General Motors Corp. concluíram um acordo para o desenvolvimento em conjunto de uma nova tecnologia de veículos híbridos, segundo informação de um porta-voz da GM dada na última Quinta-feira (25/8). Em dezembro de 2004, ambos os fabricantes de automóveis haviam anunciado uma tentativa de acordo para o desenvolvimento de híbridos enquanto tentavam superar os rivais japoneses nos sistemas de economia de combustível e redução de emissões prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.
–Agora temos uma ligação e um acordo definitivo sobre o desenvolvimento de sistemas híbridos completos, disse o porta-voz da GM, acrescentando que o acordo entrou em vigor em 22 de agosto. Os fabricantes informaram que irão desenvolver duas formas de tecnologias híbridas que aumentam a aceleração e a economia de combustível em 25% e que podem ser utilizadas numa ampla variedade de veículos.
O acordo de times da GM, a maior fabricante mundial de automóveis, e da teuto-americana DaimlerChrysler, a número cinco do mundo, segue-se ao das rivais como a Toyota Motor Corp. e a Honda Motor Co. Ltd., que começaram seu mercado de híbridos como líderes.
O sistema híbrido de dois modos, adaptado dos ônibus híbridos que a GM mantém no mercado em algumas cidades dos Estados Unidos, atualmente, utiliza pequenos motores elétricos. Isto permite ao sistema empregar motores menores que os convencionais, com maior custo-efetividade. O sistema da GM e da DaimlerChrysler deverá ser utilizado a partir de 2007. (Planet Ark, 28/8)