Polêmica do uso de animais em pesquisas é tratada em livro
2005-08-29
Na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) lança o livro Utilização de animais na investigação e docência: Uma reflexão ética necessária. A autora é Anamaria Feijó, professora da Faculdade de Biociências e integrante do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorrem às 18h na Livraria Acadêmica, localizada no prédio 41 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681).
O uso de animais não-humanos tanto na investigação quanto na docência é uma prática que acompanha a própria história da ciência, porém, nem sempre está fundamentada em princípios éticos claramente definidos. A publicação discute a necessidade da criação de uma proposta alternativa para o uso de animais, aproximando a ética e a biologia.
Defende um status moral para os animais, aceitando-se a sensibilidade como critério. Ou seja, os animais que possuem receptores especializados de sensibilidade (os nociceptores) e apresentam condições de sentir interesse em evitar a dor seriam incluídos em uma comunidade moral. A posição da autora é definir uma hierarquia nesta comunidade, fundamentada nos diferentes graus de desenvolvimento fisiológico do sistema nervoso central. (PUCRS, 26/08)