Ibama e Sema firmam convenio para licenciar pólo e Paper
2005-08-26
O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) repassa amanhã à Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) a competência para emitir o licenciamento ambiental do pólo mínero-siderúrgico de Corumbá (MS) e da fábrica de celulose e papel da International Paper em Três Lagoas (MS). O termo de cooperação técnica será assinado em Brasília entre o secretário da Sema, José Elias Moreira, e o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Marcos Luiz Barros.
O documento prevê as condições do convênio e a possibilidade de técnicos do Imap (Instituto de Meio Ambiente – Pantanal) e Ibama trabalharem em conjunto para analisar casos de impacto direto que porventura transcenderem os limites do Estado.
O pólo minero-siderúrgico de Corumbá é um empreendimento que deve envolver recursos da ordem de R$ 6 bilhões, capitaneado pelo Grupo Rio Tinto. Já a fábrica que a International Paper deve apresentar investimento de R$ 4 bilhões, com geração de 550 empregos diretos e capacidade de produção de 1 milhão de toneladas/ano de celulose branqueada de eucalipto. (Campo Grande News, 25/08)