Geradores portáteis de energia solar já são realidade
2005-08-26
Uma nova geração de painéis solares está no mercado. Há equipamentos que garantem o funcionamento de uma câmera digital, ou mesmo outro aparelho eletrônico, em locais de difícil acesso, longe da civilização. O sol de bolso, por exemplo, tem o tamanho de um livrinho e apenas 165 gramas. As abrir suas três lâminas, que parecem uma hélice, sob os raios solares, a bateria é carregada. O fabricante garante que há energia para oito horas, mesmo à noite. Confira no site http://www.solio.com , nos Estados Unidos o preço é de 100 dólares.
Também há a opção de um tapete solar, que o exército norte-americano costuma cobrir suas barracas. Eles são totalmente flexíveis e contam com adaptadores para abastecer tudo, de celulares a televisões. Veja no site http://www.iowathinfilm.com , o preço é de 150 dólares.
Outra invenção legal é a cortina solar. Ela capta a luz de dia e ilumina a casa à noite. São duas camadas coladas. Quando virados para o lado externo são painéis coletores de energia solar. Para dentro, fica o tecido e fibra ótica. A intensidade da luz também pode ser controlada pelo usuário. Quanto mais fechada a cortina, mais forte é o sol. (Super Interessante/Agosto 2005)