Cientistas do Oregon cogitam o oceano como fonte de energia
2005-08-26
Enquanto o preço do barril de petróleo continua a aumentar, cientistas estão se voltando para o oceano como possível fonte de energia alternativa. A energia potencial das ondas está levando pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon a buscar alternativas nesta área. –Há uma boa chance real de que o Oregon poderia ficar no ponto focal do desenvolvimento energético que poderá impactar na economia, afirma Gary Cockrum, porta-voz da unidade de produção de energia Central Lincoln People.
Os grupos esperam começar o trabalho de tecnologia experimental. –Esperamos começar a trabalhar nos detalhes, afirma Alan Wallace, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Oregon. O plano é extrair energia renovável a partir dos oceanos. Segundo ele, há um tremendo potencial no suprimento de energia mundial a partir dos oceanos, afirma a professora de Engenharia Elétrica Annette von Jouanne, da Universidade de Oregon. Segundo ela, uma planta de 10 milhas quadradas poderia abastecer todo o Estado do Oregon.
Contudo, o principal obstáculo para a continuidade do trabalho é a questão financeira. Serão necessários US$ 5 milhões para completar a fase inicial do projeto, mas o orçamento da área energética foi cortado. (ABCNews, 26/8)