Os Verdes querem levantamento dos níveis de emissões libertadas pelos fogos
2005-08-24
O Partido Ecologista Os Verdes, de Portugal, quer que o governo proceda ao levantamento quantitativo dos níveis de emissões que já foram libertadas pelos fogos florestais de 2005, manifestando a sua preocupação com os gases com efeito de estufa.
Em comunicado, o partido diz estar profundamente preocupado com a elevação considerável da libertação de CO2 (dióxido de carbono), decorrente dos incêndios.
–Esta libertação de CO2 (...) vem contribuir para que Portugal se afaste ainda mais dos seus compromissos internacionais de redução de gases com efeito de estufa, redução que os sucessivos governos têm sido incapazes de garantir, afirma o partido.
Para Os Verdes, o governo já deveria saber que estas ondas de calor prolongado e intenso, relacionadas com períodos prolongados de seca, já não são uma exceção, mas tenderão antes a ser cada vez mais freqüentes.
O partido considera que as causas estruturais dos fogos florestais em Portugal encontram-se em políticas que fomentaram o abandono do mundo rural, o abandono da agricultura, o desordenamento florestal, designadamente quanto ao seu vasto povoamento de resinosas, a má gestão florestal, gestão que nem consegue ter por base um cadastro da propriedade florestal actualizado. (Ecosfera, 24/8)