Kofi Annan salienta importância da biodiversidade para a saúde humana
2005-08-25
O fracasso na conservação da biodiversidade e no seu uso sustentável pode resultar em ambientes degradados, novas doenças e agravamento da pobreza, lembrou nesta terça-feira (23/8) o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, na abertura da I Conferência Internacional sobre a Importância da Biodiversidade na Saúde, em Galway, na Irlanda. –Infelizmente as nossas ações correm o risco de conduzir a humanidade por este caminho, lamentou Kofi Annan.
–Nos últimos 50 anos, a poluição, as alterações climáticas, a degradação de habitats e a sobre-exploração dos recursos naturais levaram a perdas de biodiversidade mais rápidas do que em qualquer outra altura da História, acrescentou Annan. O secretário-geral da ONU incitou os participantes na conferência a apresentarem recomendações para orientar a comunidade internacional no sentido do cumprimento dos objetivos do milênio, definidos pelas Nações Unidas em 2000.
–Os objetivos encerram as esperanças no sentido de conseguirmos um mundo sem fome nem pobreza, onde todos vivam em liberdade, com dignidade e justiça. A biodiversidade é crucial para estas esperanças, especialmente na área da saúde, considerou. A conferência termina nesta quinta-feira (25/8). Amanhã (26/8), o Secretariado da Convenção sobre Biodiversidade organiza um workshop internacional sobre indicadores para a Saúde e Biodiversidade. Os especialistas pretendem desenvolver indicadores para medir o estatuto das espécies e ecossistemas de especial importância para a alimentação humana, produção alimentar e investigação médica. (Ecosfera, 24/8)