Cientista desiste de painel do governo americano sobre mudança climática
2005-08-24
Um cientista que por muito tempo discordou da visão dominante de que o aquecimento global é causado principalmente por atividades humanas desistiu de um painel que está complementando um relatório da administração Bush sobre tendências da temperatura na atmosfera. O cientista, Roger A. Pielke, climatologista da Universidade do Estado do Colorado, disse que a maioria dos outros cientistas que estão trabalhando no relatório estava tão profundamente envolvido com suas visões particulares que descontou opiniões minoritárias sobre a qualidade dos registros climáticos e as possíveis causas do aquecimento.
– Quando você aponta as pessoas para um comitê de especialistas em uma área, está avaliando seu próprio trabalho-, disse ele numa entrevista. –É muito difícil a eles pensarem fora da sua caixa de interesse de pesquisa, acrescentou. Oficiais do governo disseram que a resignação poderia não afetar a qualidade ou a credibilidade do relatório, cuja primeira versão está sendo finalizada nas próximas semanas.
O relatório, o primeiro produto do programa de pesquisa sobre mudança climática de dez anos do presidente Bush, provavelmente passará por escrutínio por cientistas sociais e ambientais dedicados à questão do clima e grupos industriais, a fim de evitar distorções. Seu principal foco é explorar por que os termômetros na superfície da Terra, especialmente nos trópicos, têm medido mais calor do que o que tem sido detectado por satélites e por balões climáticos na troposfera, a camada da atmosfera acima de onde os aviões têm suas rotas.
O Dr. Pielke sustenta que as mudanças nas paisagens como a provocada pela disseminação da agricultura e das cidades poderia explicar muitas das tendências climáticas da superfície, enquanto a maioria dos especialistas agora vê uma clara relação disto com o acúmulo de emissões de gases estufa como o dióxido de carbono.
James R. Mahoney, secretário assistente de Comércio e diretor do Programa Federal de Pesquisa do Clima, disse que os cientistas envolvidos na geração do relatório eram representativos de amplos pontos de vista sobre as questões. Mahoney observou que o relatório inicial sobre o clima poderia ser revisto pela Academia Nacional de Ciências e seria sujeito a comentários públicos. — Estou desapontado que o Dr. Pielke tenha escolhido resignar-se sobre isto-, afirmou Mahoney. Pielke disse que decidiu desistir depois de três jornais sobre tendências na troposfera publicarem artigos online, em 11 de agosto último, tratando de erros nos estudos baseados em dados de satélites e balões. Vários autores desses artigos, que também são autores do futuro relatório do governo, disseram que as novas descobertas serão discutidas no relatório. (NY Times, 23/8)