Secretário-geral do WWF visita projetos brasileiros de conservação ambiental
2005-08-24
O secretário-geral do WWF-Reino Unido, Robert Napier começa hoje no Rio de Janeiro (24/8) uma visita oficial a diversos projetos do WWF-Brasil, em especial daqueles desenvolvidos pelos programas Água para a Vida, Amazônia e Educação Ambiental. A programação inicia com uma visita ao HSBC, cuja sede - na Inglaterra - financia o Programa Global de Água Doce do WWF.
O secretário-geral visitará, no Rio de Janeiro (dia 25), a Reserva Biológica Mico Leão Dourado e o Consórcio Intermunicipal das Bacias do Rio São João e Região dos Lagos - um dos mais bem-sucedidos projetos demonstrativos de gestão de bacias apoiados pelo programa Água para a Vida. Lá, ele irá se reunir com diversos prefeitos da região.
Em Brasília, a comitiva conhecerá o programa Adote uma Nascente, do Governo do Distrito Federal, apoiado pela campanha Água para a Vida, Água para Todos. Acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Antônio Gomes, Robert Napier irá conhecer, no dia 26, uma das nascentes adotadas - Macurani -, localizada no Núcleo Rural Estância do Pipiripau.
Em seguida, Napier participa da solenidade de assinatura de Acordo de Cooperação entre o WWF-Brasil e a Agência Nacional das Águas (ANA). O acordo tem por objetivo apoiar a implementação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), com ênfase na gestão e conservação dos ecossistemas aquáticos e das reservas hídricas do País.
Do Distrito Federal, o secretário seguirá para Santarém (PA), onde visita, no dia 28, projetos de Manejo Comunitário de Pesca, coordenados pelo programa Amazônia, do WWF-Brasil, e também apoiados pelo programa Água para a Vida. (Com informações do WWF)