Grupo de Trabalho Estadual da Usina de Garabi define pauta para reunião com MME
2005-08-24
A pauta da reunião que definirá os próximos passos do projeto da Usina Hidrelétrica Binacional de Garabi foi acertada ontem (23/8), em reunião do Grupo de Trabalho Estadual Garabi, coordenado pelo secretário de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul, Valdir Andrés, com as presenças de Gabriel Yabarra (Odebrecht), Paulo Lago (Camargo Corrêa) e Newton Brunelli (Brunelli Engenharia).
O encontro no próximo dia 5 de setembro, em Brasília, no Ministério de Minas e Energia (MME), debaterá a definição do marco regulatório entre Brasil e Argentina e as etapas a serem cumpridas em relação às questões ambientais da nova usina hidrelétrica.
Andres diz que também foi discutida a situação dos estudos de viabilidade do projeto, que estuda a construção de uma terceira barragem no trecho Garabi-Roncador, no rio Uruguai. No último dia 4/08, o governador Germano Rigotto disse que apóia a inclusão desta terceira barragem nos estudos do Projeto Garabi, que prevê a instalação de 1.800 MW e investimento de US$ 2 bilhões. Roncardor acresceria mais 900 MW e cerca de US$ 1 bilhão ao empreendimento. (Com informações da Secretaria de Minas e Energia do RS)