Biocombustível está na pauta de debates da Expointer
2005-08-24
No Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, os biocombustíveis serão discutidos durante a 28ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2005) na segunda edição do Ciclo de Palestras do Rincão da Pesquisa. O evento tem início no próximo dia 27 e segue até 4 de setembro.
O painel de biocombustíveis terá a participação de pesquisadores da Fepagro, Cientec e Embrapa. O Ciclo de Palestras vai abordar ainda o controle do carrapato em bovinos, a vacina para circovirose em suínos, a nova legislação de trabalho para veterinários sobre as doenças de tuberculose e brucelose, o melhoramento da pastagem de azevém e aplicação prática da homeopatia em animais. Serão apresentados também painéis sobre a produção de abelhas sem ferrão, que apesar de nativas são pouco conhecidas do público, o uso de bactérias para fixação de nitrogênio necessário para o desenvolvimento da cultura do arroz e a aplicação de algas calcáreas na agricultura. No Rincão da Pesquisa, os visitantes terão a oportunidade de conferir alguns dos cultivares desenvolvidos por pesquisadores gaúchos e obter informações sobre tecnologias que a fundação trabalha.
Paralelamente às atividades do Rincão, a Fepagro participa dos Caminhos da Integração, um projeto desenvolvido em parceria com a Ufrgs e a Emater/RS-Ascar. O Rincão da Pesquisa fica localizado na quadra 13, em frente à pista principal do Parque Assis Brasil, e o Caminhos da Integração, na quadra 37. No último espaço, a Fepagro vai mostrar vários trabalhos de pesquisa. Entre elas, destacam-se projetos de cultivo de morangos em ambiente protegido usando abelhas sem ferrão para polinizar as plantas e aumentar a produtividade e o sistema silvipastoril, no qual os pecuaristas incorporam o cultivo de árvores como a acácia para diversificar sua renda. Outro caso é o manejo adequado do solo para evitar erosão e contaminação, o cultivo de citros, peixes nativos do Estado e a Rede Estadual de Agrometeorologia, na qual a Fepagro atua em conjunto com o 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). (NH, 23/08)