Descobertas duas novas espécies de aves nas montanhas da Colômbia
2005-08-24
A organização internacional Birdlife International anunciou ontem (23/8) que foram descobertas duas novas espécies de passeriformes nas montanhas da cordilheira central da Colômbia, do gênero Scytalopus. A primeira espécie, cuja descoberta foi publicada na revista The Auk, é o Scytalopus stilesi.
Segundo o investigador Niels Krabbe, esta espécie habita uma faixa de 300 quilômetros de floresta na Cordilheira Central, entre os 1420 e 2130 metros de altitude. A outra espécie, S. Rodriguezi, foi descoberta nas montanhas de Finca Merenberg, numa zona de floresta densa primária, a uma altitude entre os dois mil e os 2300 metros.
–Foi frustrante esperar durante anos – devido à instabilidade política na região, sabendo que existiam novas espécies para ser descobertas e protegidas, comentou Paul Salaman da Fundación ProAves, um dos membros da expedição que descreveu a segunda espécie. A sua área de distribuição está gravemente desflorestada, reduzindo-se hoje a 169 quilômetros quadrados ou menos, avança a Birdlife. (EFE, 23/8)