Espanha colabora pela primeira vez na organização de um Ano Polar
2005-08-24
A Espanha está colaborando pela primeira vez na preparação de um Ano Polar Internacional, o de 2007-2008, um evento que se celebra aproximadamente a cada 50 anos e que supõe ser a maior iniciativa no campo das investigações da superfície terrestre.
A participação da Espanha neste Ano Internacional Polar (API), que somente tem antecedentes em 1882, 1932 y 1957, tem um atrativo especial porque será a primeira vez que participará com meios e instalações próprios, explicou Manuel Catalán, secretário técnico do Comitê Polar Espanhol.
Conforme ele, houve a perda paulatina da presenã da Espanha na América do Sul em comparação aos séculos XVIII e XIX, embora desde 1986 sejam realizadas expedições por meios próprios.
O novo Ano Polar está planejado sobre cinco grandes assuntos: a situaçaõ do meio ambiente polar, a quantificação e o estudo de seu presente e seu passado, a interconexão das zonas polares com o sistema global do planeta; a investigação nas fronteiras da ciência polar e a manutenção dos observatórios. (El Mundo, 23/8)