Agroindústria: processamento de eucalipto cresce no Sul do Tocantins
2005-08-23
Em Alvorada, na região Sul do Tocantins, muitas são as experiências que estão sendo feitas na área de agricultura. Os produtores estão procurando diversificar, abrir novos mercados, já que a soja apresenta uma certa saturação e os preços não andam tão satisfatórios, muitas são as novas apostas. E foi exatamente o que fez seu Jair Meneghetti. Ele deu início a uma plantação de eucalipto. Os amigos acharam até que era loucura, mas o agricultor resolveu arriscar. - Plantar eucalipto já é comum na minha família, claro que para cada cidade é um clima, luminosidade, terreno diferentes. Mas isso não quer dizer que não dá certo. Tudo é pesquisa ver o que é viável -, disse.
A primeira experiência foi plantar algumas mudas na área lateral da casa da fazenda. Para surpresa de muitos, as plantas desenvolveram e hoje podem ser vistas de longe. Isso entusiasmou o produtor que resolveu implementar a cultura. Há quase dois anos, plantou 100 hectares. Resultado: conseguiu produzir óleo de eucalipto que está sendo vendido para o Rio de Janeiro. - Por enquanto não podemos comercializar nada por aqui, tem que ter um químico responsável e para isso precisamos de mais capital -, alega.
Esse dinheiro deve vir do aumento da produção. Este ano Meneghetti está produzindo mudas que vai comercializar e também devem ser implantadas numa outra área da propriedade que possui. A intenção é plantar mais 400 hectares. De acordo ao produtor, do eucalipto, tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos essenciais empregados em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usado no curtimento do couro. O tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Sua fibra é utilizada como matéria-prima para a fabricação de papel e celulose. E é tudo isso que ele quer aproveitar e fazer render na sua propriedade. - Mas não é fácil, precisa ter paciência, tudo tem seu tempo, porque por exemplo a madeira só posso tirar daqui a sete anos.
Origem
O eucalipto é uma planta originária da Austrália, onde existem mais de 600 espécies. A partir do início deste século, o eucalipto teve seu plantio intensificado no Brasil, sendo usado durante algum tempo nas ferrovias, como dormentes e lenha para as maria-fumaças e mais tarde como poste para eletrificação das linhas. No final dos anos 20, as siderúrgicas mineiras começaram a aproveitar a madeira do eucalipto, tranformando-o em carvão vegetal utilizado no processo de fabricação de ferro-gusa. A partir daí, novas aplicações foram desenvolvidas. Hoje encontra-se muito disseminado, desde o nível do mar até 2.000 metros de altitude, em solos extremamente pobres, em solos ricos, secos e alagados.(Página Rural, 22/08)