Case sobre o Fenômeno Catarina será apresentado no II Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental
2005-08-23
Considerado um case de sucesso durante a última Conferência Mundial de Meteorologia, em Miami, Estados Unidos, a forma como a Defesa Civil de Santa Catarina conseguiu comunicar à população a chegada do furacão que atingiu o Sul da Costa de Santa Catarina e o litoral Norte de Rio Grande do Sul, onde vivem cerca de 270 mil pessoas, será apresentado durante o II Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental, que acontece em São Paulo, nos próximos dias 24 e 25 de agosto (quarta e quinta-feira).
O Catarina atingiu a região na madrugada do dia 28 de março de 2004. Ventos de até 150 km/h foram responsáveis pela destruição de 1.468 construções e por danos em outras 40 mil, além de duas mortes e prejuízos de R$ 1 bilhão. Originado num ciclone extra-tropical, que estava se deslocando em direção ao alto mar, o fenômeno foi considerado recentemente por um grupo de cientistas um furacão.
De acordo com o capitão Araújo Gomes, um dos responsáveis pela comunicação da Defesa Civil, que fará a apresentação da palestra durante o II Congresso de Comunicação Ambiental, o case pode ser considerado um sucesso, principalmente levando-se em consideração três aspectos: a credibilidade, a construção da linguagem para as partes interessadas e o papel da mídia no processo de comunicação.
— O case do Fenômeno Catarina será um assunto de extrema importância levando-se em consideração as recentes tragédias ocasionados por fenômenos da natureza. Um deles foi o tsunami que atingiu países do sudeste asiático -, destaca Julio Tocalino, diretor da revista Meio Ambiente Industrial, uma das organizadoras do evento.
Entre os outros temas que serão abordados durante o II Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental, que terá como parte de sua programação o I Workshop de Comunicação Ambiental, estão: a metodologia Apell, do Pnuma, da comunicação de indicadores econômicos, ambientais e sociais, da promoção do diálogo com as partes interessadas; da NBC - T15, que estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da empresa; da comunicação de riscos ambientais; cases de sucesso em comunicação ambiental, entre outros assuntos. (Ambiente Brasil, 22/08)