Central nuclear de Vandellós II, na Espanha, é conectada à rede elétrica
2005-08-23
A central nuclear de Vandellós II, localizada em Tarragona, na Espanha, foi conectada nesta segunda-feira (22/8) à rede elétrica, depois de mais de cinco meses inativa. A informação é do Conselho de Segurança Nuclear (CSN).
No último dia 12 de agosto, o CSN autorizou a partida e a operação da central, ao considerar corretas as atuações realizadas para corrigir as deficiências existentes na central. Concretamente, a central apresentou todos os requerimentos técnicos após os problemas de corrosão detectados no sistema de águas essenciais de refrigeração do reator no final de agosto do ano passado. Tais problemas provocaram diversas paradas da central.
A autorização para a reconexão foi concedida com um anexo de condicionantes de operação muito extenso, que obrigou a central a realizar numerosos trabalhos e inspeções ao longo dos próximos dois anos. Os problemas foram catalogados como nível 2 na escala internacional de sucessos, o índice mais grave após o incêndio de Vandellós I.
A central, parada desde o último dia 16 de março, já carregou combustível para seu reator, preparando a sincronização à rede. A usina de Vandellós II é propriedade da Endesa, que controla 72% do capital da planta, e da Iberdrola, que possui 28% do restante. Sua potência instalada ascende a 1.087,14 megawatts (MW).
Durante 2004, a central gerou 9.032,03 milhões de quilowatts hora (kWh), com um fator de carga de 94,58%, o que representa a segunda produção anual mais alta na história da central. Até maio, a central havia produzido, desde sua partida, 133.569.250 megawatts hora (MWh).
(Fonte: El Mundo, 22/8)