Governo alemão anuncia medidas para controle da gripe do frango
2005-08-23
O governo alemão anunciou nesta segunda-feira (22/8) medidas restritivas no que diz respeito à manutenção de criatórios de frangos a fim de prevenir a entrada da gripe típica deste animal no país, A informação foi dada pela ministra da Proteção ao Consumidor, Renate Kuenast.
Criadores de frangos poderão enfrentar ordem de manter seus animais sob controle rigoroso a fim de prevenir contato com aves migratórias provindas da Ásia Central, onde a gripe do frango foi descoberta, Kuenast deu esta orientação ao falar á rádio alemã Deutschlandfunk.
A Rússia informou, na semana passada, que a disseminação da gripe do frango na região dos urais é perigosa aos humanos. Um grupo de especialistas alemães sob a liderança de Kuenast irá se encontrar na próxima quinta-feira (25/8) a fim de considerar medidas para prevenir a disseminação da doença na Alemanha.
Kuenast disse que vai aunciar detalhes desta prevenção por meio de rádio, na sexta-feira (26/8).
Ela ainda informou que especialistas que irão se encontrar na quinta (25/8) recomendaram a data de 15 de setembro como ponto de partida para a manutenção dos frangos sob controle. A ministra disse que isto não significa necessariamente que os animais tenham que ser mantidos rigorosamente em cativeiro. Eles poderiam ficar do lado de fora dos criadouros, mas desde que protegidos por cercas. Ela advertiu que a gripe do frango está causando pânico, o que exige medidas enérgicas por parte do governo alemão. (PlanetArk, 22/8)