Projeto para salvar Veneza da elevação das águas está em risco
2005-08-23
Disputas entre administrações locais colocam em risco o projeto de construção de
de grandes comportas no fundo da lagoa veneziana destinado a salvar a velha cidade dos canais da invasão crescente das águas. Em maio de 2003 o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, colocou a pedra fundamental, chamada pedra de Moisés – nome em italiano – do personagem bíblico que guiou os judeus através do Mar Vermelho.
O termo correspondente à sigla em italiano de Módulo Experimental Eletromecânico, com um investimento inicial de cerca de 4 bilhões de euros, deverá finalizar en 2010.
Após anos de estudos, o governo central aprovou a construção, nos três pontos de entrada de água na laguna de 79 barreiras móveis cuja missão é fazer frente a marés mais fortes e evitar a freqüente inundaçaõ da cidade. Esse fenômeno, conhecido como
agua alta, supõe que numerosas zonas de Veneza, incluindo seu centro histórico, sofrem a entrada de pagua até o nível de um metro, ou mais.
As inundações perjudicam os cimentos dos edifícios e dificultam a vida cotidiana da cidade, Contra este problema, começou a se construir há dois anos o Moisés, ma agora o preferito da cidade, Massimo Cacciari, anunciou para setembro uma série de encontros e debates públicos para avaliar se esse projeto e o mais adequado. (El Mundo, 22/8)