Mutirão retira lixo de arroios de Porto Alegre
2005-08-22
Cerca de 60 funcionários da Prefeitura de Porto Alegre e voluntários participaram no sábado de um mutirão para retirar lixo de arroios da zona Norte da cidade. Até o meio-dia, foram coletados 35 caminhões. À tarde, a ação foi desenvolvida no arroio Sarandi, na avenida Bangu e na vila Minuano. Foram usados caminhões e retroescavadeiras.
O gerente do Centro Administrativo Regional Norte (CAR/Norte), Edimilson da Cunha Espíndola, ressaltou que o maior perigo é para a população que se banha nas águas poluídas dos arroios, pois eles servem de esgoto. - Os moradores da região não sabem, mas correm o risco de pegar cólera, hepatite A, esquistossomose e leptospirose, entre outras doenças -, afirmou Espíndola. Para amenizar o problema, foram entregues panfletos alertando os moradores para os riscos. - Não adianta retirar o lixo sem conscientizar -, acrescentou. Espíndola informou que, há muitos anos, existe um projeto para viabilizar o tratamento de despoluição desses mananciais.
A atividade ambiental foi desenvolvida pelas secretarias municipais de Coordenação Política e Governança Local, de Obras e Viação, do Meio Ambiente, da Mobilidade Urbana e da Saúde, com os departamentos municipais de Limpeza Urbana, de Água e Esgotos e de Esgotos Pluviais. O próximo mutirão de limpeza está programado para setembro, beneficiando o Loteamento do Bosque. (CP, 22/08)