Temperaturas sobem em cidade do Alasca, nos EUA
2005-08-22
A cidade de Umiat, uma das mais longínquas do Alasca, está assentada sobre uma pequena faixa de terra e tem o Rio Colville ao fundo. A área mais próxima de lá e também habitada é a vila Inupiaq de Nuiqsut, localizada 56 milhas ao norte. A única hospedagem são trêileres no local. Mas o clima está mudando a rotina da região. Com uma temperatura média de 10,1ºC, Umiat já bateu o recorde, desbancando Barrow, considerada uma da cidades mais frias dos Estados Unidos. Contudo, neste verão, Umiat ficou mais quente.
Recentemente, os termômetros registraram 26,6ºC nessa cidade do Ártico. Se fosse em qualquer um dos Estados abaixo do Ártico, não seria impressionante. Mas em Umiat, é realmente algo impressionante. O biólogo Dave Yokel, da Agência de Gestão Federal de Terras, que realiza pesquisas na região, teve que usar camiseta, algo não usual em seu trabalho quando permanece acampado no verão em Umiat. Segundo o meteorologista Rick Thoman, do Serviço de Climatologia Nacional de Fairbanks, o clima está se tornando algo não peculiar na região. –Isto não era usual em junho, afirmou Thoman. –Mas é o terceiro ano em quatro em que um sistema de alta pressão vem do Alasca em agosto e bloqueia a chuva, afirmou, referindo-se ao clima seco que predomina então.
A cidade de Umiat – denominada pelos esquimós de bote de pele de morsa – é uma cidade construída pela Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, para servir como base de abastecimento para pilotos comerciais, mas agora serve como base migratória para humanos e animais. Em 1975, o piloto O. J. Smith, chegou ao local com seus dois filhos e passou a fazer observações meteorológicas sobre a cidade. Em 2001, depois que ele morreu, seus filhos continuaram o trabalho. Os Smiths faziam trabalhos para o Serviço Climatológico Nacional 15 vezes por dia, por US$ 6 cada observação.
O novo dono do alojamento que era dos Smith, a Umiat Commercial Company, não tem interesse em monitorar o clima. Assim, as medições agora não são mais oficiais. Isto faz com que alguns duvidem de que este é o verão mais quente da cidade. Para alguns, o recorde foi obtido em 1915, quando a temperatura chegou a 37,7ºC na cidade de Fort Yukon, também no Alasca. (NY Times, 20/8)