Comunidade e Poder Público unidos pelo Parque de Itapeva
2005-08-22
Na última sexta-feira (12/8), Torres, situado no litoral norte do Rio Grande do Sul, foi palco de um grande evento de conscientização para a importância da conservação do Parque de Itapeva. A ONG Curicaca em parceria com o Centro de Ecologia da Ufrgs e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Turismo de Torres, promoveu a ação cultural de criação sobre Saberes e fazeres da Mata Atlântica: Restinga de Itapeva. De acordo com o Coordenador Técnico da ONG Curicaca, Alexandre José Diehl Krob, o evento fez parte de um processo de criação voltado para a conservação da diversidade biológica, a valorização da cultura e o desenvolvimento sustentável na região de Itapeva, entorno do Parque Estadual de Itapeva. - Demonstramos claramente aos presentes que existe uma articulação Pró-Itapeva que está buscando os meios para a ampliação de atividades de desenvolvimento sustentável, conservação da biodiversidade, valorização da cultura local e implantação da Unidade de Conservação -, completa.
Trabalho vem sendo desenvolvido desde 2003
Um dos propósitos do evento foi dar visibilidade há um trabalho que a ONG Curicaca vem desenvolvendo em Itapeva desde 2003. Isso incluiu a oficialização do funcionamento da ação cultural de criação e a divulgação de protocolo de intenção pela Restinga de Itapeva promovido pela Curicaca entre 14 instituições que podem atuar mais intensamente pelo desenvolvimento sustentável da região (6 prefeituras, 1 secretaria de estado, 5 órgãos estaduais, 1 órgão federal, e 1 ONG local, além do Curicaca).
O coordenador técnico da ong Curicaca espera ampliar a motivação da comunidade e de parceiros para um maior esforço pela conservação da diversidade biológica, valorização cultural e desenvolvimento sustentável no entorno do Parque Estadual de Itapeva. Já são realizadas, atividades de educação ambiental com escolas locais, então Krob espera ampliar o comprometimento de secretários e técnicos municipais de educação. - Como estamos iniciando um processo de organização e qualificação de artesãos locais que trabalham com fibras naturais, espero também um maior envolvimento de secretários e técnicos locais da área de turismo e cultura. Acima de tudo, espero evidenciar que existe uma articulação insterinstitucional forte em prol da restinga de Itapeva e do Parque Estadual de Itapeva como unidade de conservação vital à sustentabilidade daquele ecossistema -, finaliza. (Eco Agência, 19/08)