Biofach começa a ser preparada no Rio de Janeiro
2005-08-19
De 16 a 18 de novembro de 2005 será realizada a segunda BioFach América Latina, principal Feira de Negócios do setor orgânico latinoamericano. Paralelamente acontecerá a primeira edição internacional da Expo Sustentat, a primeira Feira Internacional de Bens e Serviços Sustentáveis promovida pela Nuremberg Global Fairs em parceria com o Planeta Orgânico.
As tendências reunidas no evento, segundo a divulgação, buscam reunir organizações e entidades comprometidas com a sustentabilidade, comércio justo, agroecologia, pesca sustentável. BioFach América Latina e Expo Sustentat serão realizadas concomitantemente no Pavilhão 5 do Riocentro, Rio de Janeiro.
Serão abordados temas como energias renováveis, certificação florestal, mercado de créditos de carbono, mercado justo, entre outros. Entre os palestrantes já confirmados estão Marcello Brito (Agropalma), Alexandre Weinberg (Primar), Valter Bianchini (Ministério Desenvolvimento Agrário), François Falloux (Eco Carbone), Luuk Zonneveld (Fair Trade Labelling), Sonia Tuccori (Natura), Kate Troll Marine ((Stewardship Council), Carlo Lovateli (ABAG), Udo Censkowsky (Organic Consulting), Stefan Bergleiter (Naturland Association).
Instituições como Sebrae, Banco do Brasil, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Agrário estarão presentes como palestrantes e expositores, assim como iniciativas municipais e estaduais comprometidas com a sustentabilidade. A presença de organizações internacionais como a Marine Stewardship Council (que promove a pesca sustentável e desenvolveu um selo de controle de origem para estes produtos) e FLO (Fair Trade L) na Expo Sustentat permitirá desdobramentos com resultados tanto para o pequeno e médio produtor quanto para as grandes empresas. (Eco Agência, 18/08)